Alto nível de colesterol: fatores de risco, opções de tratamento

Unimed Belém Allcross
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzida pelo organismo. Cerca de 80% do colesterol é produzido pelo organismo, os outros 20% são provenientes da dieta. O colesterol é um componente básico para as membranas celulares. Nosso corpo usa colesterol para produzir muitos hormônios (por exemplo, progesterona, estrogênio, testosterona), vitamina D e os ácidos biliares que ajudam a digerir a gordura. 

 

<p> Muitos alimentos contêm colesterol e a alta ingestão desses alimentos pode aumentar o nível de colesterol no sangue. O excesso de colesterol no sangue não é uma doença em si, mas o colesterol alto (hipercolesterolemia) pode causar a formação e o acúmulo de depósitos de placas nas artérias. A placa é composta de colesterol, outras substâncias gordurosas, tecido fibroso e cálcio. Quando se acumula nas artérias, resulta no endurecimento e estreitamento das artérias (aterosclerose) nos principais sistemas vasculares. 

 

<p> O estreitamento das artérias ao redor do coração (doença cardíaca coronária) pode impedir que o coração obtenha o sangue rico em oxigênio necessário, aumentando o risco de um ataque cardíaco. A diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro pode causar um derrame e menos fluxo sanguíneo para os membros inferiores pode resultar em dor relacionada ao exercício ou até gangrena.