O século XXI é a idade de ouro para procedimentos cirúrgicos, entre eles um método cada vez mais popular de cirurgia ocular corretiva conhecida como LASIK. LASIK é um acrônimo para a cirurgia, que significa Keratomileusis Assist In Laser Assistido. Esse procedimento se tornou cada vez mais confiável, com complicações não resolvidas relatadas em apenas 3 a 6% dos pacientes. O risco de complicações ainda existe, no entanto, e pode assumir várias formas diferentes.
As complicações da cirurgia LASIK podem incluir: Olhos secos, correção excessiva ou insuficiente, flutuação da acuidade visual, halos ou explosões de estrelas em torno de fontes de luz à noite, sensibilidade à luz, visão dupla, rugas no retalho, estriação, ablação descentralizada, detritos ou crescimento sob o retalho, astigmatismo induzido. Essas complicações são classificadas de acordo com o surgimento nos procedimentos pré-operatórios, no próprio procedimento ou após a operação, no início ou mais tarde.
Cada uma das complicações é única em si mesma, e é importante lembrar que a cirurgia LASIK é irreversível, caso as complicações não ocorram. Muitas complicações, como halos e fantasmas, não são testadas por testes oculares padrão e precisam ser contabilizadas separadamente.