As inscrições que surgem no flanco de um pneu são onde são encontradas todas as suas características, o que facilita e simplifica a vida do motorista na revisão e manutenção do carro. E são várias as especificações técnicas:
- marca do pneu: onde está escrito o nome de seu fabricante;
- tipo de pneu: define sua correta utilização, por exemplo, a letra P significa que os pneus em curitiba são para carros de passageiros e LT significa que ele é feito para caminhonetes;
- largura do pneu: é medida em milímetros e é classificada em séries de 10 mm variando nos carros convencionais entre 125 e 335 mm. Há também os pneus com medidas especiais variando entre 160 e 240 mm.
- relação entre altura e largura: o resultado desta relação é em porcentagem. As marcas 55/60, 70/, entre outras, significam que a altura do pneu equivale a uma determinada porcentagem da largura. Por exemplo, a descrição 205/55 16, indica que a altura do flanco tem 80% da largura dos pneus em curitiba.
- tudo sobre pneus em curitiba
- pneus radiais: (R), são os mais frequentes e são caracterizados pelo alinhamento radial de cordas dentro de um pneu. Essa marcação define uma maior resistência da rodagem em velocidades elevadas, melhor aderência e conforto. Os indicadores tipo diagonal serão inscritos com D ao invés de R.
- diâmetro de jante: é apresentado por polegadas, onde cada polegada equivale a 25,4 mm. As medidas mais comuns variam entre 10 e 20. Alguns fabricantes apresentam essas medidas entre 315 e 440 mm.
- índice de carga: corresponde ao peso máximo suportado sobre cada pneu. Cada valor está presente numa tabela padrão que relaciona a capacidade de carga e a pressão de ar.