Como fixador, retarda a evaporação de outros óleos mais voláteis, para que seu aroma seja liberado por um longo período de tempo. Um pouco de patchouli pode ser usado em misturas de perfumes naturais, acrescentando aquele aroma especial profundo e terroso. Mistura-se bem com muitos óleos essenciais, com quase todos os óleos comuns mencionados em várias fontes – incluem Vetiver, Alecrim, Sândalo, Incenso, Bergamota, Cedro, Mirra, Jasmim, Rosa, Óleo de Citrinos, Clary Sage, Capim-limão, Gerânio e gengibre.
Na aromaterapia, o Patchouli é considerado um ótimo balanceador, relaxante e estimulante, particularmente relevante para condições de baixa imunidade em que o excesso de trabalho e a ansiedade deixaram o indivíduo em um estado suscetível. Diz-se que as três principais forças atuam dentro do corpo – o Criativo no umbigo, o centro do Coração e a sabedoria transcendental – a coroa – em harmonia.
O óleo de patchouli também pode aliviar a tensão daqueles com atividade mental excessiva que podem sentir-se "fora de contato" com o corpo e a sensualidade. Foi considerado um afrodisíaco relaxante e pode ser útil para pessoas com impotência, frigidez e ansiedade sexual que são produtos de angústia mental. Patchouli combina esse efeito afrodisíaco com um antidepressivo, elevando a mente com seu aroma doce, quente e picante.