Cremes tópicos comuns para uso externo geralmente são ineficazes na superação de formas graves de sarna

Embora medicamentos comumente usados como permetrina e lindano possam erradicar a infestação por ácaros na maioria das pessoas afetadas pela sarna, pacientes com HIV e idosos não respondem bem a essas formas de tratamento. Administrado em pacientes imunocomprometidos, o lindano às vezes pode causar reações neurotóxicas graves. Assim, os dermatologistas geralmente recomendam medicamentos orais para pessoas que sofrem de formas severas de sarna e pessoas com hipersensibilidade a cremes tópicos. 

 

Um dos medicamentos orais mais eficazes usados no tratamento da sarna provou ser a ivermectina. Este medicamento oral forte pode efetivamente superar formas graves de infestação por ácaros, como a sarna com crostas. Embora a ivermectina tenha vários efeitos colaterais, esse tipo de medicamento por via oral é melhor tolerado que o lindano ou outros medicamentos tópicos para uso externo. Atualmente, a ivermectina é uma alternativa confiável aos cremes tópicos no tratamento da sarna. A ivermectina é mais barata e mais eficaz do que outros medicamentos orais. Graças às suas fortes propriedades curativas, a ivermectina pode erradicar a infestação com ácaros da sarna em um período mais curto de tratamento, minimizando possíveis efeitos colaterais. Além disso, a ivermectina também pode diminuir as chances de uma segunda infestação. 

brasiliaplanodesaude.com.br

 

Atualmente, a ivermectina ainda é um medicamento experimental e ainda não foi aprovado para uso prolongado. No entanto, os resultados da pesquisa indicam que esse tipo de medicamento oral tem muito poucos efeitos colaterais e pode ser usado com segurança no tratamento da sarna.